domingo, 27 de maio de 2018

Anime Nostálgico - Samurai X

Esse é com toda a certeza o mais queridinho de todos os tempos, e não só por mim. 
Samurai X, ou Rurounin Kenshin é um mangá de Nobuhiro Watsuki que conta a história de Kenshin Himura, um famoso samurai  que lutou contra o Shogunato e ajudou a instaurar a era Meiji no Japão, o lendário retalhador Battousai, que em busca de expiação pelas vidas que tirou durante a guerra, se torna um rounin (samurai errante). Durante sua longa jornada acaba por cruzar o caminho da herdeira do Dojo Kamiya, Kaoru, que o convence a permanecer no dojo como um ajudante (quase um empregado doméstico) por quanto tempo ele quisesse.


O mangá fora lançado integralmente pela Weekly Shounen Jump de 1994 até 1999, mas muito antes da história definitiva, em 1992 e 1993 algumas histórias avulsas do nosso querido samurai já haviam sido publicadas na mesma revista. Já a versão encadernada rendeu 28 volumes que no Brasil se tornaram 56, sendo lançados quinzenalmente pela JBC. Eu não encontrei a data precisa de lançamento no Brasil mas foi por volta dos anos 2000 (ano em que minha onee-chan fonte mais confiável comprava).


A história foi adaptada para animação em 1996 e foi ao ar até 1998 com um total de 95 episódios. Sendo que em 2006 lançaram o episódio 96, que na verdade é mais um complemento do 95 (como se fossem cenas cortadas), e em 1997 fora lançado o filme Rurouni Kenshin: Ishin shishi e no Requiem. 
Posteriormente outros dois OVA's foram lançados, "Rurouni Kenshin: Tsuiokuhen" que conta a história de como Kenshin se tornou Battousai desde sua infância até o fim da guerra contra o Shogunato em 4 episódios, e  "Rurouni Kenshin: Seisōhen" que conta sobre os rumos da vida de Kenshin e Kaoru após o episódio 96 em 2 episódios.


Na TV brasileira o anime fora exibido por alguns canais, mas me lembro de ter visto pela primeira vez no Cartoon Network e depois na Globo, também por volta dos anos 2000. Posteriormente lembro de ter assistido no canal Animax, mas também foi exibido pela Ulbra TV (canal que eu sinceramente não conheço).


Além do mangá e da animação também temos uma excelente adaptação da história em Live-action, realmente muito bem adaptado e que trata da saga de Shishio (nomenclatura Hatsukiana) ou Saga de Kyoto. Vale muito a pena dar uma conferida nos Live-actions, são um total de 3 filmes.


Vale lembrar que entre o anime e o mangá existem muitas diferenças que já foram abordadas em nosso post Drops que você pode acessar clicando > aqui <. Então é claro que no Live-action também ocorrem algumas. Para mim a única que foi assim... de doer o coração foi a caracterização de um personagem do Oniwabanshuu, muito importante para a história (e meu disputado senpai).


Notícias mostram que o autor voltou a publicar novas histórias da série em 2017, com spin off e um novo arco todo ambientado em Hokkaido. Também houve em 2011 um remake da saga mais popular da série, claro... a Saga de Shishio.


Em minha humilde opinião de fangirl enlouquecida, muito além da história de Samurai X, o que mais cativou no anime foi a trilha sonora. É impossível ouvir uma vez e não se apaixonar pelas músicas de abertura e encerramento, mas não apenas elas, as músicas OST's também são de arrepiar, muito bem encaixadas nas cenas... Tudo feito com muito amor! <3


Bem, sobre a minha coleção pessoal, não tenho nenhuma relíquia das animações, tudo que tenho é um chaveirinho do Aoshi-senpai que fica na chave da minha moto. MAS... Eu fiz a doida e comprei TODOS os fascículos do mangá lançado nos anos 2000. E de "brinde" também tenho o fascículo "A Sakabatou de Yahiko". Comprei tudo da fonte mais (onee-chan) confiável do mundo. xD

Mata ne! o/



Nunca pensei que isso fosse ocorrer, mas foi bem difícil encontrar um site confiável com os episódios para download, se quiser matar a saudade dessa obra você pode entrar na Netflix para a animação.
Para o primeiro filme do Live-action você pode fazer o download aqui
Para os episódios dublados você pode fazer o download aqui
Para os OVA's você pode assistir online aqui.