Minna-san, konnichiwa.
Hoje vamos falar sobre um anime que muita gente, ou não viu, ou não gostou... Ou gostou pra caramba.
Samurai Warriors foi exibido em 1996 aqui no Brasil pela querida e saudosa, Rede Manchete. O anime original foi lançado no ano de 1988 até o ano de 1989, tem 39 episódios e 11 OVAs, porém aqui no BR apenas os episódios foram transmitidos. Diferente da maioria das séries, que são adaptadas ou de uma Novel, ou de um mangá, no caso de Samurai Warriors, o mangá foi feito posteriormente ao anime, e publicado no ano de 1989.
A história conta as empreitadas de cinco jovens, que com seus espíritos e virtudes, "herdam" antigas armaduras Samurais, e precisam lutar contra o Senhor da Dinastia do Mal, Scorpio, que tenta há milênios dominar o mundo (alguém já viu isso antes?). Como a versão que assisti era dublada, os nomes foram adaptados, sendo assim vou deixar a sinopse que encontrei na internet logo abaixo:
"Há 1000 anos atrás,Arago tentou dominar o mundo utilizando as forças da escuridão.Porém foi derrotado e expurgado com a armadura do sol Hariel e a deusa do sol Amaterasu.600 anos depois, em meio a guerra civil japonesa, os portões do mundo inferior surgem em nosso mundo, e mais uma vez Arago tenta dominar para si o mundo.Mais uma vez ele falha, tendo sido derrotado pelo monge Kaos, o qual prende o vilão em uma dimensão mais uma vez. Porém a armadura negra de Arago ficou em seu mundo, e preocupado com o fato de Arago pudesse voltar através dela,Kaos resolve enterrá-la e a divide em 9 armaduras.Cada uma dessas armaduras está ligada à natureza da virtude humana e ao código Bushido dos samurais.Tais armaduras são espalhadas pelo mundo.Alguns homens encontram essas armaduras e se empossam delas, por seus espíritos regerem a virtude da qual a armadura está ligada.Porém aos poucos Arago foi seduzindo para o seu lado 4 portadores das armaduras criadas por Kaos.As outras 5 armaduras são encontradas os jovens espirituosos, que recebem orientações de Kaos sobre a missão que viriam a enfrentar em breve."
Mas na abertura da versão de 1996 o narrador dá um pequeno resumo de tudo.
É difícil falar de uma obra que você mesmo tem um pouco de preconceito. Sim, quando eu comecei a assistir eu realmente achei MUITO "CdZ genérico", e mesmo hoje ainda acho que é muito parecido. MAS, tem sim suas diferenças e não pretendo ser injusta com a obra.
Para começar a falar sobre diferenças falaremos das armaduras. Cada armadura tem uma virtude que tem que ser compatível com a do seu usuário, por exemplo, a armadura de fogo (a armadura do protagonista Hector) é regida pela virtude da "bondade" (pode ser também a humanidade ou mesmo a própria virtude). Além disso as armaduras tem cada uma um poder proveniente de um "elemento" temos nos mocinhos:
Fogo, terra, água, luz e céu (meu personagem favorito)
E com os vilões temos:
Trevas, ilusão, veneno e crueldade.
Além do mais, eles não são cavaleiros que lutam para proteger uma deusa, são samurais e seguem o código de honra, o Bushido, para proteger o mundo da Dinastia do Mau.
Além disso, o anime ensina a não acreditarmos apenas nas aparências e esse é, para mim, o ponto mais forte do anime. Infelizmente eu não posso explicar muito pra não dar spoiler em quem ainda não assistiu. Também ensina que as vezes não adianta ser forte, sem ajuda você não pode resolver tudo, "a união sempre faz a força" (e poem força nisso).
Sobre a minha coleção, eu tenho sim as fitas gravadas da rede manchete, e também tive, e tenho, um action figure original. O meu era o Samurai do Céu, Tomy, meu favorito... Mas, como a Criança estúpida que eu era, fiz o favor de quebrar toda a armadura, perder o arco E desbotar o boneco colocando ele na água. =/
Para quem não viu, e se interessou, tenha bastante paciência com o protagonista, agora se você já viu e pretende ver de novo... Tenha o dobro de paciência. xD
Mas não julgue o anime sem assitir, apesar de minha opinião, um tanto contraditória, o anime é bom e tem sim algo a mostrar.
Mata ne... Bye bye.