Hoje vamos abordar um subgênero bem peculiar, o Nagoya kei.
O termo foi criado genericamente pela necessidade de distinguir bandas que concentram suas atividades na região de Nagoya.
Banda GULLET |
Há entre as pessoas da região de Nagoya e Kanto, uma falta de
entendimento recíproca, então considera-se que este seja, talvez, um dos motivos que contribuíram para a
afirmação das características deste grupo.
O fato de este subgênero ter um
ambiente mais fechado causou uma grande proximidade entre as bandas que a ele
pertencem, além disso este subgênero ganhou força a partir dos anos 90 prosperando na cena das
gravadoras independentes, sendo que em alguns poucos casos, houveram bandas que
atuaram também em grandes gravadoras.
Banda Lynch |
Reo, guitarrista da banda Lynch e ex-guitarrista do GULLET, tentou explicar o
motivo da criação de um rótulo exclusivo para as bandas de Nagoya , em entrevista
para o site JmusicEuropa:
“Eu acho que a conexão entre seniores, juniores e colegas é mais forte do
que em outras regiões. Nós sempre assistimos a shows de nossos colegas,
seniores e juniores, então somos influenciados por eles, naturalmente. Das
pessoas a nossa volta, temos um ar peculiar, eu acho. (...) Somo
influenciados no modo de pensar e vários outros aspectos além da música,
então parecemos similares nisso para bandas de outras regiões, eu acho.
Nagoya tem uma população menor do que as de Tokyo ou Osaka, então a
cena musical é bem condensada. (...) Eu acho que a influência da primeira
mgeração das bandas obscuras e bacanas como Kuroyume e ROUAGE
ainda está presente hoje.”
Um dos exemplos mais significativos de Nagoya Kei é a banda Kuroyume, |
Nenhum comentário:
Postar um comentário