sábado, 26 de setembro de 2015

Doramas e Live-actions - Helter Skelter

Hoje falaremos de um Live-action problemático e muito polêmico por vários fatores, Se você leitor tiver menos de 18 anos, essa recomendação não é para você. A classificação indicativa desse filme é para maiores de 18 e não é a toa.



Helter Skelter é uma adaptação do mangá de mesmo nome escrito por Okazaki Kyoko, a direção ficou nas mão de Ninagawa Mika e conta a história de Ririko (Lilico) uma super idol, modelo e atriz de beleza incomparável. A idol é a mais invejada e almejada do meio artístico e toda colegial gostaria de ser ela. Mas sua beleza tem um segredo, na verdade a beleza de Ririko provém de muitas cirurgias plásticas, praticamente nada nela é natural, inclusive sua personalidade. Na frente das câmeras ela é a adorável, bem comportada e admirável Ririko, mas nos bastidores, chamá-la de megera seria pouco. Metida, esnobe, grossa e maldosa, com um senso de superioridade insuportável, essa é a verdadeira Ririko quando não há uma câmeras, ou alguém importante na frente dela.



Ririko está em alta, não há uma única revista que não tenha uma foto dela na capa. Vários diretores a querem em seus filmes e doramas, e ela não mede esforços para ser sempre o centro das atenções, até ir para cama com os produtores e diretores ela vai para que as lentes estejam sempre focadas nela.


Mas esse belo castelo de cartas começa a desmoronar quando os efeitos colaterais dos inúmeros procedimentos cirúrgicos começa a aparecer. Ririko começa a se perder em meio a enxurrada de problemas que sua carreira e vida pessoal passam a ter, e sua personalidade não ajuda em nada a melhorar a situação para ela.


O filme mostra com grande exagero (proposital) o que muitas pessoas passam ao entrar no meio artístico, a busca por atenção e a correria por estar sempre bonito, sempre jovem. Esse assunto é meio polêmico no Japão, já que a indústria do entretenimento lá é muito forte. Outro anime que pode mostrar com menos impacto esses mesmos aspectos é Skip Beat.


A atriz que interpretou Ririko foi Sawajiri Erika, a queridinha de 1 Litro de Lágrimas. Sua interpretação foi impecável e eu realmente cheguei a acreditar que ela não era a Sawajiri e sim a Ririko. Mas sua interpretação perfeita teve muitas referências de suas experiências pessoais. Sawajiri já chegou a ser classificada como a pessoa mais odiada do Japão por conta de suas atitudes não profissionais e algumas "falhas" (para a sociedade japonesa é assim que são vistas as atitudes dela) na sua vida pessoal. Mas nada disso muda o fato de que ninguém mais além de Sawajiri, teria interpretado Ririko tão bem, a personagem realmente ganhou vida.


O filme tem 127 minutos de cenas fortes, do começo ao fim, é um filme bem denso e complexo, não é a toa que sua classificação é para maiores de 18. Mas mesmo assim ele traz algo a se pensar:
Até onde você iria para ser perfeita (o)?
Até onde você iria para se manter jovem por mais tempo? E quais seriam as consequências das suas atitudes? Você saberia lidar com elas?


Vi muitas pessoas comentando que ela (Ririko) foi estúpida ao fazer tudo para agradar uma sociedade que logo se esqueceria dela, mas será que eu ou você que está lendo pensaríamos da mesma forma se chegássemos onde a Ririko chegou?


É claro que por se tratar de uma obra de "ficção", o filme precisou apelar em alguns pontos e o drama as vezes é exagerado, mas esse exagero é proposital para nos mostrar algo que normalmente não notaríamos, exatamente por acharmos que é normal, ou por simplesmente acharmos que não exista.


O filme é bem pesado mas muito incrível e a discussão que ele levanta é bem interessante.
Você pode assistir o filme aqui, mas lembre-se, o filme tem classificação indicativa para MAIORES DE 18 ANOS, se você for de menor peça permissão aos seus pais. Eu não encontrei para Download infelizmente.


Deixe suas considerações e sua opinião sobre o filme e a temática dele nos comentários. ^^

Mata ne! o/


Nenhum comentário:

Postar um comentário