quinta-feira, 27 de abril de 2017

Drops - Mangá é Melhor que Anime?

Vem cá, conta aqui pra Hatsuki, você também já ficou empolgado quando viu anunciarem a adaptação daquele seu mangá favorito para animação, e acabou frustrado com o resultado.
Comigo acontece bastante!


Raras as vezes em que o contrário acontece, e foi pensando nisso que escrevi este drops. Vem ver três vezes que o mangá superou DRASTICAMENTE o anime.


1 - Chrno Crusade


Em geral a história do anime e do mangá são próximas, mas definitivamente não são iguais. O mangá é muito mais profundo e o final... Ah! O final de Crhno Crusade... O final do anime é emocionante, e já assisti umas 3 vezes, mas o final do mangá, o final do mangá não dá pra ler mais de uma vez sem chorar em todas elas.


Além de muito  mais legal e impactante que o do anime, o final do mangá te traz aquele sabor doce de torta de morango em um dia de calor.
A trilha sonora do anime é muito boa e vale a pena ouvir!


2 - Blade Lâmina do Imortal.


O principal ponto que difere este anime de seu mangá predecessor é a quantidade de episódios adaptados e a quantidade de história no mangá. O anime conta com 13 episódios e o mangá, em sua primeira edição pela falecida Conrad, conta com 38 fascículos e a história continua incompleta. A história é sobre um rounin que se torna imortal, e que ajuda uma garota em busca de vingança por sua família. Parece só mais um entre tantos com a mesma premissa, mas Manji e Rin amadurecem juntos no mangá e a história evolui para algo mais interessante e sombrio.


No anine não temos a chance de ver esse amadurecimento das personagens e a história fica exatamente como parece, superficial.
Mas há algo que ambos se equiparam, a história está imcompleta. Em 2016 a JBC voltou a publicar a obra no Brasil, em edições especiais e maiores. Como não pude ler esta nova edição (ainda) não posso informar se há um final.
Mas a obra inteira tem gosto de batata frita com refrigerante de maçã verde.


3 - Samurai X


Esta obra é uma queridinha para muuuita gente, mesmo para as pessoas que não estão acostumadas a assistir animes, como eu e vocês que acompanham as postagens desse blog. De tão querida esta obra merece um Anime Nostálgico só dela, mas por hora vamos falar do porque essa obra é melhor impressa do que animada.
Na verdade o anime é bem adaptado perto de algumas outras adaptações por aí, mas a atmosfera no mangá é muito mais pesada que no anime, mesmo com todos os alívios cômicos, o clima é bem mais maduro que o anime. Por este fato o melhor arco da série não foi adaptado para o anime. O que chamo de Saga de Enishi (porque sou dessas que dá nomes para sagas de acordo com meu bel prazer xD) trata exatamente da parte que mais nos interessa, o que fez Battousai mudar de vida e abandonar o título de retalhador? Para saber a resposta você vai precisar ler. xD


Por se tratar de uma era de guerra e muitos assassinatos não haveria como esse arco ser adaptado com o ar brincalhão do anime, por isso a solução foi fazer duas sequencias de OVA's. Ainda assim o arco foi pouco explorado, o mangá entrega muito mais informações e pequenas nuances nas características de cada personagem que quem apenas assistiu não conseguiu adquirir.


Além disso temos a presença de algumas personagens na animação que não existem no mangá, apesar de não adicionarem ou prejudicarem nada na história, logo que você começa assistir o anime cria uma grande interrogação na cabeça de quem leu. Eu mesma fui perguntar para a Keiko-chan (já que ela é a perita nesta obra, e também quem me emprestava o mangá), pois não me lembrava dessas personagens.
Essa harmonização foi fácil... Samurai X harmoniza com tudo aquilo que aquece o coração, ou seja, takoyaki, onigiri de salmão, chá verde gelado, pocky tradicional e melona sabor melão. 


Vale lembrar que apesar das diferenças ambas as obras valem apena serem lidas e assistidas.

Mata ne! o/



2 comentários:

  1. De todos que citou só li (e tenho como você) os mangás Kenshin, tentei assistir o anime diversas vezes e pra mim não foi, na minha opinião um dos melhores no gênero e gosto muito! Acho que ele se perdeu um pouco depois do shishiu (é assim o nome? Não me lembro) mas mesmo assim não perdeu o mérito. Por outro lado o Live ficou IMPECÁVEL eu adorei, um dos melhores live que já assisti de todos.
    Vi que falou sobre Shingeki no insta, foi onde vi você querendo discurtir sobre e onde descobri seu Blog haha
    O que falar sobre esse manga?! Assim como Rurouni eu não consegui assistir o animd, apesar de bem fiel o estilo de animação não me agradou então vou me basear somente no mangá rs
    Você leu? Não darei spoiler caso só acompanhe o anime.
    Mas então Shingeki tomou um rumo que não acreditei que aconteceria, o autor brinca com o gênero e não perde essência, é inacreditável a complexidade e idéia do cara.
    Eu achei fantástico e um anime com um potencial absurdo. É muito original e a inteligência dos personagens é demais.
    Se não leu, leia vale a pena demais, o desfecho da história, é impressionante. Virei até fan boy :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas-san, Obrigada pelo comentário.
      Eu não incluí Shingeki neste post porque as diferenças entre o anime e o mangá são muito sutis. Fico feliz de você ter vindo ao blog e discutir o assunto. :3 Por isso obrigada.

      Para muitos o anime de Samurai X tem um "quê" de apego por se tratar de um anime nostálgico. Muitos dos que assistiram o anime não tinham contato com mangá ainda. Como eu li antes de assistir notei as diferenças logo de cara, mas o anime não é ruim, dê uma chance para a animação também. <3

      Quanto a SnK eu estou no cap. 53/54 do mangá, e vejo um clima mais sério na versão impressa do que na versão animada. O que você acha? Pode ser isso que não agrade-o muito na animação?

      Novamente, muito obrigada por vir discutir o assunto.
      Mata ne! o/

      Excluir