terça-feira, 26 de agosto de 2014

Um Pouco Sobre Moda - Visual Kei [Kotevi Kei]

O Visual Kei surgiu dentro de uma imensa ebulição cultural no Japão, mais precisamente nos anos 80, no âmbito do rock japonês que originou um novo movimento musical amplo e diferenciado. Bandas como X Japan, D’ERLANGER, DEAD END, BUCK-TICK, Kamaitachi e COLOR, influenciadas pelas sonoridades ocidentais (hard rock, heavy metal, punk rock, pós – punk, death rock, SKA, e elementos originários da musica clássica), transformaram seus visuais em suas músicas e suas músicas em seus visuais, originando assim o chamado Visual Kei ou “VK”


A tentativa de se diferenciar gerou várias vertentes e o termo Visual Kei já não era mais o suficiente para descreve – los, assim sendo o termo passou a desempenhar o papel de não mais identificar apenas a musicalidade das bandas, mas sim suas características estéticas, dando origem aos subgêneros.


O primeiro subgênero de que trataremos será o Kotevi Kei:
Enfatizando mais as performances de palco do que as musicais, este grupo utiliza-se de roupas mias vistosas sendo chamado de “oposto do Soft Visual Kei”.
Segundo a autora do blog “Jmusic Visaul Kei”, Nero, é considerado um dos subgêneros mais importantes do Visual Kei, ao menos até a década de 90, e as bandas adeptas costumam atuar principalmente e expressivamente na cena indie, além disso,este subgênero se subdivide em dois grupos, Kuro Kei e Shiro Kei.

Sobre o Shiro Kei
 A palavra “SHIRO”, em japonês, significa branco, o que traduz o visual e as músicas deste grupo. No Shiro Kei as composições são mais “limpas”, ou seja, a musica é mais melodiosa, sem perder as características “VK”. O visual não é tão carregado, e como o nome sugere, existe uma grande utilização branco em suas roupas. Um exemplo de banda Shiro Kei é a banda L'arc~ en ~ ciel.


Sobre o Kuro Kei
Em contraposição ao shiro kei, este grupo tem em suas características musicais sons mais pesados e obscuros. A palavra “KURO”, em japonês, significa preto ou escuro, característica essencial deste grupo. Uma banda exemplo máximo de Koru Kei é o Dir en Gray, em sua primeira fase.


2 comentários: