sábado, 1 de novembro de 2014

Anime Nostálgico - Guerreiras Magicas de Reyearth


Guerreiras Mágicas de Reyearth é uma obra do grande estúdio Clamp, publicado em seis volumes pela editora Kodansha. Foi inicialmente publicado pela revista semanal Nakayoshi de 1993 a 1996. No Brasil o mangá foi lançado pela editora JBC mas diferente do original japonês foi publicado em doze volumes de 2001 a 2002, e foi relançado no ano de 2013, dessa vez no chamado formado de luxo, e em seis volumes como o original e conteúdo remodelado, com cenas novas que não foram passadas para o Brasil.
Quanto ao anime, foi feito em quarenta e nove episódios que foram divididos em duas partes. A primeira parte, que eu costumo chamar de saga, é composta de vinte episódios e segundo as nomenclaturas Hatsukianas é a saga da Princesa Esmeralda. A segunda fase contou com vinte e nove episódios, nomenclatura Hatsukiana: Saga da Debonair, mais um OVA com três episódios.

No Brasil foi exibido pelo SBT, sim, no canal do Tio Silvio. Muitas pessoas acham que passou na nossa amada Rede Manchete, mas Silvio ji-chan passou na frente com Guerreiras Mágicas, no auge do sucesso de Cavaleiros do Zodíaco e Sailor Moon. A exibição brasileira foi de 1996 há 1998 no programa da Eliana, quando o Bom dia e Cia era bom.


O anime tem algumas diferenças (como sempre) da mangá. Por exemplo, as personagens Debonair e Nova não existem no mangá. Algumas diferenças foram adicionadas pelo próprio estúdio Clamp, pois a história do mangá era bem pequena.



A história de Guerreiras Mágicas de Reyearth é basicamente sobre três garotas colegiais, inicialmente sem vinculo nenhum e com personalidades totalmente opostas, que em uma grande coincidência acabaram indo para uma excursão escolar à Torre de Tóquio de onde foram transportadas para o mundo de Zefir (o nome original é Cefiro, mas na dublagem brasileira o termo era Zefir). Ao chegarem ao mundo de Zefir foram recebidas por Guru Clef que contou-lhes que a princesa Esmeralda (Emeraude no original), pilar daquele mundo, fora sequestrada por seu sumo-sacerdote Zagar (Zagato no original), e que elas eram as escolhidas para salva-la e assim salvar o mundo, ou elas não poderiam voltar para casa.


Cada uma das garotas recebeu recebeu, do próprio Clef, um poder mágico e a primeira missão de conseguir chegar no ferreiro de Zefir, que por um acaso era uma mulher, a Pricila (Presea no original),  para conseguir suas armas e armaduras, que eram muito legais porque evoluíam de acordo com o evoluir de seus poderes.




Lucy (Hikaru) recebeu o poder do fogo, Marine (Umi) recebeu o poder da água, e Anne (Fuu) recebeu o poder do vento. Depois de receberem as espadas feitas por Priscila, as garotas foram atrás de seus respectivos Espíritos Gênios (Mashins) Rayearth, Seres (Selece) e Windam. Logo no primeiro episódio Clef é transformado em pedra por Zagar e quem acabou designado para guia-las em seus caminhos para se tornarem as Guerreiras Mágicas de Zefir, foi ninguém menos que o personagem emblemático do estúdio Clamp: Mokona.





Guerreiras Mágicas de Reyearth como eu já havia comentado é um dos animes que me fizeram mais feliz durante a minha infância, é o terceiro da categoria: mais importantes e queridos. Isso porque o anime tem muito de shounen, porém não perde sua essência shoujo, é a mistura perfeita. Por que digo isso? Eu explico.


Em Guerreiras Mágicas, todo o evoluir das personagens não depende apenas do quanto elas batem (e elas batem bastante), em cada batalha elas não apenas aumentam seus poderes, mas sim evoluem como “pessoas”, o evoluir das armas e armaduras delas não depende tão somente do número de batalhas que elas vencem, mas sim de como elas lidam com as pessoas e com sigo mesmas, é um anime bem fechadinho tem muito a ensinar para uma criança de 5 anos.


Além do mais, Magic Knight tem todos os elementos de um shoujo, tem triângulos amorosos, tem enrolações e dúvidas sobre seus sentimentos, tem romancinho pra lá e pra cá, amores platônicos, tem tudo isso, mas o que torna o anime o Shoujo Perfeito é o fato de que é mostrado que uma garota por mais delicada que seja, pode sim se sacrificar pelos que lhe são importantes, uma garota pode sim lutar até a exaustão contra um vilão Badass e vencer, Guerreiras Mágicas mostra que o poder de uma garota/mulher não é somente no emocional, se for preciso uma garota vai sim pegar em uma espada e levar sua palavra até o fim.


 Isso é tão nítido no anime que a Lucy, a Marine e a Anne, em todas as lutas se arrebentam inteiras, é um anime que mostra que garotas se levantam depois de sangrar, que não correm perante um monstrengo. Aliás, só de ter sangue em um shoujo já me faz elevar a nota de 0 para 7 em segundos. Além de que, Guerreiras mágicas tem os Gênios, que são rôbos a lá Gundam, que metem soco em quem for. Sem falar da trilha sonora também que é literalmente MÁGICA (com o perdão do trocadilho xD)


O bem da verdade é que Guerreiras mágicas de Reyearth é um anime excelente, e se for pra apontar um ponto negativo o único seria que esse eu não tenho completo em VHS. Infelizmente o anime parou de ser exibido perto de seus últimos episódios o que deixou minha coleção incompleta, me obrigando a baixar os últimos episódios na internet.


 Para finalizar, deixo aqui um gostinho de saudade com a abertura mais legal do anime.

Você encontra para baixar a série Aqui e o OVA Aqui.

Mata ne. :3

2 comentários:

  1. Não assiste o anime, mas tive a oportunidade de jogar o game no Sega Saturn !!! Excelente jogo.....e olha que o Saturn é velha guarda !!!

    ResponderExcluir
  2. ^^
    Assista o anime, é muito bom mesmo, e vale a pena. deixo aqui um link de onde vc pode achar pra baixar. :3
    http://www.hyuugadownloads.com.br/anime/1887/magic-knight-reyearth
    Infelizmente eu não encontrei para baixar a versão dublada do SBT. :/
    Mas em japonês vale tanto a pena quanto em português. :3

    ResponderExcluir